Minha História

Minha História

História de vida e política do vereador Polaco

Nascido em Ivaiporã – Paraná, em setembro de 1973,  Valtemir Honório dos Santos é filho de Dona Maria dos Santos, têm quatro irmãs e um irmão. Hoje, toda família reside em Almirante Tamandaré. Criado na roça, com poucas oportunidades e muitas dificuldades, Polaco como é conhecido, começou a trabalhar cedo para ajudar no orçamento da casa. Na adolescência, trabalhou como bóia fria, engraxate e vendedor de picolé. Na vida adulta também trabalhou de servente de pedreiro, garçom, padeiro, atendente de lanchonete, cobrador de ônibus e comerciante. Casado há 23 anos, com Rita Ribeiro, doméstica há vinte e quatro anos na mesma casa de família. É pai de Éric Ribeiro, estudante de direito e Cabo do Exército.

Iniciou o trabalho comunitário e político desenvolvendo projetos sociais e esportivos em prol e defesa dos direitos de crianças e adolescentes do Jardim Roma, Jardim Gramados e região, o que acabou lhe projetando na política. Em 2012 foi eleito vereador. No seu primeiro mandato se destacou na Câmara de Vereadores por ser o único vereador de oposição a antiga gestão.

Reeleito em 2016 e Presidente Municipal do PRB – Partido Republicano Brasileiro mantém a mesma linha, participativo, procura cumprir fielmente com o papel de verdadeiro representante do povo no legislativo municipal, apresentando projetos de leis importantes, indicações, requerimentos, moções e pedidos de providências. Participou de inúmeras reuniões, seminários, audiências públicas e de eventos importantes como a Conferência Estadual das Cidades em Foz do Iguaçu  e do Encontro de Vereadores em Brasília. Em 2016  e 2017 foi Líder de Governo na Câmara. Buscou integrar e sincronizar os interesses do Legislativo com os dos Poderes Executivos e Judiciários, para que Almirante Tamandaré mantenha seu pleno desenvolvimento social e econômico. No mesmo mandato foi responsável por denunciar ao Ministério Público e Gaeco cargos fantasmas, mal uso de veículos da Câmara e contratos irregulares na Câmara.

Em 2021, em seu terceiro mandato como vereador, continuará honrando cada voto recebido; e seguirá dialogando com todos os segmentos da população, com trabalho, dedicação e representação. O vereador busca constantemente apoio nos governos Estadual e Federal no que diz respeito à liberação de recursos através de emendas protocoladas por deputados.